A emoção marcou os discursos dos vencedores nacionais do MPE Brasil 2015 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, entregue no dia 13, em Brasília(DF). A grande vencedora nacional na categoria Serviços foi a Autvix Engenharia, de Serra, Espírito Santo. A empresa é focada no mercado de sistemas de automação industrial e oferece uma variedade ampla de serviços e soluções, atendendo ao mercado interno e a todos os países da América do Sul. Assim como essa, outras nove empresas selecionadas entre 65,7 mil pequenos negócios de todo o país, foram premiadas na cerimônia.

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o prêmio, que avalia a gestão e a capacidade inovadora das empresas, mostra a força do Brasil real, apesar da burocracia. “Nós temos que trabalhar muito pesado no ambientede negócios. Não adianta trabalharmos  dento da empresa a qualidade da gestão se o ambiente externo é hostil, e se é hostil por causa da burocracia. Precisamos melhorar o ambiente de políticas públicas”, reforçou. O MPE Brasil é realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Durante palestra que antecipou a cerimônia de premiação, o presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, destacou também a função do empresário como agente social, principalmente no momento econômico e político

atual. “Essa capacidade de ajuste do empresário aos momentos de crise é extremamente importante. Nós, empresários, temos a grande missão de responsabilidade social, na construção de um país melhor, olhando inclusive as necessidades da melhoria de competitividade como um todo”, disse. E complementou: “cada um de vocês deve estar encontrando saídas e soluções para enfrentar as dificuldades. Tenho certeza de que vamos sair mais fortes deste momento de crise”.

Já o presidente executivo do MBC, Claudio Gastal, explicou que o MPE Brasil não é somente um reconhecimento às boas práticas implementadas pelos empreendedores. “É mais do que uma premiação. É um processo de avaliação contínuo de melhoria da gestão. Ele tem contribuído para a competitividade do país. Empresários, vocês têm um desafio, convidem outras empresas a participarem, com isso vocês deixarão um legado para as futuras gerações”, afirmou. Jairo Martins, superintendente geral da FNQ, também sublinhou o papel do empresariado na crise. “Em meio a tanta turbulência que estamos vivendo no país, é uma satisfação estar aqui para premiar a gestão das pequenas e médias empresas. Todos aqui são vencedores, estão fazendo a sua parte no dia a dia, sem culpar as adversidades externas”, completou.

Ao todo, 98 ganhadoras estaduais concorreram ao título nacional em uma das oito categorias– Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação e Serviços de Turismo – e dois destaques – Inovação e Boas Práticas de Responsabilidade Social. Para chegar à fase final, cada candidata teve a qualidade da gestão e a capacidade inovadora avaliadas de forma criteriosa. Além da cerimônia de premiação, os empresários participaram de uma sessão de negócios. As dez campeãs nacionais terão direito a missão técnica no Brasil.

“Estamos muito orgulhosos em representar o Espírito Santo na conquista do prêmio MPE 2015 na categoria de Serviços Nível Nacional. A Autvix Engenharia vem desprendendo muitos esforços para alcançar os resultados e melhorar sua gestão continuamente com envolvimento dos colaboradores. Ser reconhecido pelo prêmio era um objetivo almejado nas nossas estratégias e conquistá-lo, em meio a atual situação econômica do País demonstra que estamos no caminho certo”, disse o diretor da Autvix, Wanderson Araujo. Para ele, o Sebrae tem sido um parceiro fundamental no crescimento da Autvix, através das diversas consultorias, treinamentos e apoio na participação de feiras e eventos e agradece a todos os colaboradores, clientes, parceiros, familiares e a Deus por essa conquista, que vem confirmar o slogan da empresa defin ndação em 2008:

“Onde Excelência é Uma Palavra Cotidiana”.